A mensagem profética dos Índios Nativos Americanos # Native American Indians



O destino dos índios americanos anunciou que de todas as pessoas no mundo que assistem, impotentes, à destruição do seu ambiente, após a perda do seu espaço e recursos.

A mensagem dos índios é também uma fonte de sabedoria, com base no respeito pela natureza e compreensão de "o Espírito está em todas as coisas" ...

"Nós sempre tivemos e as nossas crianças nunca choraram de fome, o nosso povo nunca quis para mais nada ... As corredeiras do Rio Rock nos proporcionou um excelente peixe, e muito fértil terra sempre foi boa As culturas de milho, feijão, abóboras, cabaças ... Aqui foi a nossa aldeia há mais de 100 anos durante os quais tivemos o vale sem ele que nunca tinha jogado. Se um profeta veio à nossa aldeia então temos que prever o que iria acontecer, e o que aconteceu, ninguém na aldeia teria pensado. "

Black Hawk, Indian Chief


"Nós amamos a paz, nós deixamos os ratos jogar em paz, quando os bosques farfalham ao vento, nós não estamos com medo."

Governador chefe índio da Pensilvânia em 1796


"Nós sabemos que a terra não pertence ao homem, o homem pertence à terra. Sabemos que todas as coisas estão ligadas. Tudo o que acontece à terra acontece a filho da terra .

O homem não teceu a teia da vida, há um segmento de tecido. Tudo o que ele faz à teia, ele faz a si mesmo. "

Seattle, cacique Suquamish


"Os Lakota, cheio de compaixão e amor pela natureza e a sua fixação cresceu com a idade. (...) Por isso, o velho índio estava sentado no chão ao invés de permanecer separados forças a vida. Sente-se ou deitar-se e permitiu-lhes a pensar mais profundamente, me sinto mais forte. Estavam contemplando com maior clareza os mistérios da vida e me senti mais perto de todas as forças vivas que os rodeavam.

Os Lakota velho era sábio. Ele conhecia o coração do homem afastado da natureza se torna difícil. Ele sabia que esquecer o respeito devido a tudo o que cresce e vive o que também leva a mais não respeitam o homem. Assim, ele manteve a jovem sob a influência doce da natureza. "

Bear Permanente, chefe Lakota (Sioux)


"Nós vemos a mão do Grande Espírito em quase tudo:, lua, sol, árvores, vento e montanhas, por vezes, estamos nos aproximando através deles. (...) Nós acreditamos em um Ser Supremo, de uma fé muito mais forte do que muitas pessoas brancas que nos trataram pagãos ... Os índios que vivem perto da natureza e do Mestre de natureza não vivem por anos de escuridão.

Você sabia que falar de árvores? Eles, no entanto! Eles falam uns com os outros e falar com você se você escutar. O problema com os brancos, eles não escutam! Eles nunca ouviram dos índios, por isso acho que não vai ouvir outras vozes, em vez da natureza. No entanto, as árvores me ensinou muita coisa: às vezes no tempo, às vezes, sobre os animais, às vezes, o Grande Espírito. "

Mani Tatanga (Walking ou Buffalo), Stoney indiano (Canadá)


"Mock Terra Branca, cervo ou do urso. Quando os índios estão à procura de raízes, fazemos pequenos buracos. Quando construímos nossos teepees, fazemos pequenos buracos. Usamos apenas a " Madeira morta " Deadwood.

O homem branco, ele, transforma o solo, árvores, destrói tudo. A árvore disse: "Pare, eu estou ferido, não me faça mal. Mas ele cortar e cortar. O espírito da terra odeia. Ele rasgou as árvores e agitá-los até suas raízes. Ele viu as árvores. Isso machuca-los. Os índios nunca estão errados, de modo que o homem branco destrói tudo. Ele explodiu as pedras e folhas espalhadas pelo chão. A rocha diz: "Pare, você está me machucando." Mas o homem branco não presta atenção. Quando os índios usam pedras, elas são pequenas e redondas para fazer o fogo ... Como o espírito da terra pode amar o homem branco? ... Sempre que ele toca, ele deixa uma ferida. "

Wise Wintu idade (índios da Califórnia)


"Eu lembro quando o bisão eram tão numerosos que não poderia contá-los, mas Wasichus (os brancos) ter matado tantos que há apenas as carcaças de onde tinham pastado anteriormente. O Wasichus não matar para comer, eles mataram-los para o metal que faz louco e só manteve a pele para a venda. Às vezes, eles nem mesmo cortado. Levaram apenas os idiomas que eu ouvi Barco de fogo no Missouri cobrado baixo da língua de búfalo seca. Às vezes, eles nem sequer tomar as línguas que matou apenas por uma questão de matar. Aqueles que o fizeram eram loucos. Quando estávamos bisonte da caça Nós fizemos isso de acordo com nossas necessidades. "

Hehaka Sapa grande chefe Sioux


"Você já reparou que qualquer coisa feita por um índio é um círculo. Nossas cabanas são redondas como os ninhos de pássaros e sempre dispostos em um círculo. Isto porque o poder do universo atos como círculos e tudo tende a ser redonda. Antigamente, quando éramos um povo forte e feliz, todo o nosso poder vinha do círculo sagrado da nação, e enquanto ela não foi quebrada.


Qualquer coisa feita pelo poder do universo está em um círculo. O céu é redondo e ouvi dizer que a terra é redonda como uma bola e todas as estrelas são demasiado. Os pássaros fazem seus ninhos em círculos, porque eles têm a mesma religião que nós. O sol se levanta e desce em um círculo, a lua faz o mesmo, e ambos são redondos.

Mesmo as estações formam um grande círculo em suas mudanças e sempre voltam para onde estavam. A vida do homem está em um círculo da infância até a infância, e assim é para tudo aquilo que a energia se move. "

Hehaka Sapa, ou Alce Negro, Oglala indiano, um ramo da Dakota (Sioux)


"A vida em uma tenda é muito melhor. É sempre limpo, quente no inverno e fresco no verão e fácil de mexer. O homem branco construiu uma grande casa que custa muito dinheiro, como uma grande gaiola Não deixe o sol, e pode ser movido e ainda é saudável. Os índios e os animais sabem viver melhor do que o homem branco. Ninguém pode ser saudável sem ter constantemente para o ar fresco, Sol, água de boa qualidade. Se o Grande Espírito tinha a intenção de que os homens devem permanecer em um lugar, ele teria mantido ainda, mas fê-lo sempre muda, de modo que os pássaros e os animais podem se movimentar e encontrar sempre a erva verde e frutos maduros.

O homem branco não obedece o Grande Espírito. Portanto, não podemos concordar com ele. "

Flying Hawk, Sioux chefe do clã Oglala


"A abrir vastas planícies, montanhas e belas águas do meandro meandros complexos não eram" selvagens "em nossos olhos. Somente o homem branco era o deserto, e só para si a terra estava" infestada "com animais "selvagens" e as tribos "selvagens". Para nós, a terra parecia fresca, e nós fomos carregados com as bênçãos do Grande Mistério. Tornou-se hostil a nós, como a chegada do homem de barba do Oriente que esmaga-nos absurda e brutal injustiça. "

Bear Permanente, chefe Lakota (Sioux)


"Nossa terra é melhor do que dinheiro. Ele sempre estará lá. Não vai morrer mesmo nas chamas de um incêndio. Enquanto o sol brilha eo fluxo de água, a terra vai estar aqui para dar a vida homens e animais. Não podemos vender as vidas de homens e animais. Portanto, não podemos vender essa terra. Ela foi colocada aqui pelo Grande Espírito, e não podemos vendê-lo porque ele pertence a nós não. "

Blackfeet chefe índio (Blackfoot)


"Meus filhos nunca irão funcionar.
Homens que trabalham não podem sonhar. E a sabedoria vem de sonhos. "

Smohalla, chefe índio Sokulls


"O Grande Espírito deu-nos uma vasta terra para viver, e bisões, cervos, antílopes e outros jogos. Mas você veio e roubou a minha terra. Você mata o meu jogo. Ela então se torna difícil vivemos.
Agora, você dizer-nos que para viver, ele deve trabalhar. Mas o Grande Espírito não fomos feitos para trabalhar, mas viver da caça.

Vocês, brancos, você pode trabalhar se quiser. Nós não nos importamos de mim. Mas, novamente, você diz "por que você não se tornar civilizado?" Nós não queremos a sua civilização! Nós queremos viver como nossos pais e os pais deles. "

Crazy Horse, o grande chefe Sioux Oglala do clã


"Você já está tão miserável que você pode tornar-se mais. Que tipo de homem devem ser os europeus? Que tipo de criatura que optar por ser forçado a fazer o bem e evitar o mal por ter de Outra inspiração que o medo de punição? (...) O homem não é só quem anda de pé sobre as pernas dele, que sabe ler e escrever e mostrar um milhar de exemplos da indústria ...

Na verdade, meu querido irmão, tenho pena de você do fundo da minha alma. Siga o meu conselho e se torna Huron. Eu vejo claramente a profunda diferença entre a minha posição e a sua. Eu sou o mestre da minha condição. Eu sou o mestre do meu corpo, eu tenho a disposição de mim, eu faço o que eu gosto, eu sou o primeiro e o último da minha nação, eu não temo nenhum homem absolutamente, não depende apenas da Grande Espírito.

Não é o mesmo para você. Seu corpo, bem como a sua alma está condenada a confiar no seu grande capitão, o vice-rei tem de você. Você não tem a liberdade de fazer o que você tem na mente. Você tem medo de ladrões, assassinos, falso testemunho, etc. E você depende um grande número de pessoas cujo local está localizado em cima de vocês. Isto não é verdade? "

Kondiarionk, chefe Huron, falando com o barão de Lahontan, tenente francês em Terra Nova



"O homem branco, alto, que anunciou as suas leis foram feitas para todos, mas tornou-se claro que, enquanto esperava que adotam, não hesitou em quebrar eles próprios.

Os mais velhos nos aconselharam a adotar sua religião, mas rapidamente descobrimos que existe em grande número. Nós não poderíamos compreendê-los, e dois homens brancos eram raramente concordam sobre a necessidade de tomar. Este muito envergonhado que até um dia percebemos que o homem branco não toma a sua religião mais a sério do que as suas leis. Mantiveram-se fechar a mão, como instrumentos para usar à vontade nas suas relações com os estrangeiros. "

Pachgantschilhilas, chefe da Delawares


"Todo ano o nosso invasor branco torna-se mais voraz, exigente, autoritária e opressora ... A miséria ea opressão, que é o lote que cabe a nós ... nós não são contados todos os dias a pouca liberdade que nós resto?

A não ser que as tribos por unanimidade conspiram para limitar as ambições ea cobiça dos brancos, que em breve tudo o que conquistou e divididos, seremos expulsos de nossa pátria e dispersos como folhas de outono no vento. "

Tecumseh, Chefe do Shawnee, 1812

"Nós não queremos que os caminhões que fazem o ruído (trens a vapor) em terra para caçar bisões. Se o cara-pálida avançar ainda na nossa terra, os escalpos de seus irmãos estarão na wigwams de Cheyenne. Eu disse! "

Roman Nose, Cheyenne chefe guerreiro, abordando o General Palmer em 1866, em Kansas



"Olhe para os meus irmãos, a primavera chegou, a Terra recebeu os beijos do sol e logo veremos os frutos desse amor. Toda semente é despertada, e até mesmo um animal está vivo. Este é o poder misterioso que nós também temos nossas vidas. É por isso que concede aos nossos vizinhos, nossos vizinhos mesmo animal, como muito bem para nós habitamos esta terra.

Mas ouça-me, meus irmãos, devemos agora contar com uma outra raça, pequeno e frágil, quando nossos pais conheci pela primeira vez, mas hoje tornou-se tirânico. Forte estranhamente, eles têm em mente o desejo de cultivar o solo, e o amor de possuir uma casa está doente. Esta nação tem feito leis que os ricos podem quebrar, mas não os pobres. Eles cobrar impostos sobre os pobres e fracos para manter os governantes ricos. Alegaram a nossa mãe, a terra, para si e para eles próprios barricada contra os seus vizinhos. Eles desfiguram a terra com seus edifícios e sua recusa. Esta nação é como a torrente de neve derretida que sai da cama e destrói tudo em seu caminho. "

Tatanka Yotanka ou Touro Sentado, o chefe Sioux grande


"Irmão, nosso país era grande e vocês eram pequenas. Está agora se tornou um grande povo, e temos pouco espaço para divulgar nossos cobertores. Você tem o nosso país, mas isso não é suficiente. Você quer nos forçada a se casar com sua religião.

Irmão, continue a ouvir. Você diz que enviou aqui para nos ensinar a adorar o Grande Espírito de um modo que lhe agrada. E alegam que, se não adotar a religião que vocês, pessoas brancas que você prega, seremos infelizes aqui abaixo. Você diz estar certo e nós estamos perdidos. Como podemos verificar a veracidade de suas palavras? (...)

Irmão, você diz que só há uma maneira de adorar e servir ao Grande Espírito. Se houver apenas uma religião, porque é assim que os povos brancos divididos sobre esta questão? Sabemos que sua religião é escrito em um livro. Por que você não concordam, se todos podem ler o livro?

Irmão, nós não entendemos essas coisas. Somos informados de que sua religião foi dado a seus antepassados e transmitida de pai para filho. Nós também temos uma religião que os nossos antepassados tenham recebido e que temos transmitido a nós, seus filhos. Nós fazemos a adoração desta forma. Ela nos ensina a sermos gratos por todas as graças que recebemos, a amar uns aos outros e estar unidos. Nós não briga sobre religião, porque é um assunto que diz respeito a cada homem antes do Grande Espírito. "

-Go-ye-wat, ha ou Red Jacket, Seneca Chief (Iroquois) e grande orador Seis Nações Sa


"Eu vejo com tristeza o declínio da nossa nobre raça. Nossos pais eram fortes e o seu poder estendido por todo o continente americano. Mas nós temos sido cortado e quebrado pela astúcia e ganância da raça de pele branca. Nós são agora obrigados a buscar, como uma instituição de caridade, o direito de viver em nossa própria terra, para cultivar a nossa própria terra, bebendo nossas próprias fontes.

Há muitos invernos, os nossos antepassados sábios previram que um monstro com olhos brancos que vêm do Oriente, e que, em vista como ele avançou que iria devorar a Terra. Este monstro é a raça branca, ea previsão é de fechar a sua conclusão. "

O no'-sa, chefe índio


"O costume tribal mudança para que o homem branco foi brutal. Os efeitos sobre a saúde e conforto das crianças foram significativas. Nossa primeira denúncia era para ter seu cabelo cortado. O povo Lakota sempre tive cabelo comprido. Vários dias depois de ter sido grampeado, sentimos estranhos e incômodos. Se o argumento fosse verdadeiro, ou seja, a eliminação de piolhos, porque as meninas não tivessem sido submetidos ao mesmo tratamento que meninos?

A verdade é que eles queriam nos transformar. O cabelo curto é a marca do homem branco, que impôs, enquanto ele mantinha seu próprio costume de deixar crescer o cabelo facial. "

Standing Bear, chefe índio Lakota


"O Wasichus nos colocar nessas caixas quadrados (casas), o nosso poder se foi e nós vamos morrer, porque o poder está em nós.

Somos prisioneiros de guerra, como estamos aqui à espera. Mas há um outro mundo. "

Hehaka, ou Alce Negro (Black Wapiti), Sioux indianos


"Filha, eu sabia dar. Perdi a graça se tornar civilizado. Liderei uma existência natural, mas hoje eu vi o artificial. O seixo bonito, pelo menos foi valiosa para mim. Cada árvore era um objeto de respeito. Hoje, eu admiro o homem branco com uma paisagem pintada, cujo valor é expresso em dólares! "

Chiyesa, escritor indiano contemporâneo


"Eu fui para a escola para os homens brancos. Aprendi a ler seus livros, jornais ea Bíblia. Mas eu descobri a tempo que isso não era suficiente. Civilizedas pessoas dependem fortemente muito longe da página impressa. Virei-me para o livro do Grande Espírito é todo da sua criação. Você pode ler muito deste livro, estudando a natureza.

Se você pegar todos os seus livros e deitar sob o sol, deixar algum tempo para a chuva, neve e insetos fazem o seu trabalho, ele irá embora para sempre. Mas o Grande Espírito nos deu a oportunidade a você e a mim para estudar na universidade de natureza florestas, rios, montanhas e animais, incluindo nós mesmos. "

Mani Tatanga (Walking ou Buffalo), Stoney indiano (Canadá)


"O homem branco em sua indiferença para com o significado da natureza, foi profanado o rosto de nossa Mãe Terra. Os avanços tecnológicos do homem branco surgiu como resultado de sua falta de interesse em caminho espiritual, e o significado de tudo o que vive. branco apetite do homem de posses materiais e poder cegou-lhe o dano que causou à nossa Mãe Terra, em sua busca que ele chama de recursos naturais. E o caminho do Grande Espírito tornou-se difícil de ver quase todos os homens, e até mesmo para muitos índios que optaram por seguir o caminho do homem branco.

Hoje, as terras sagradas habitada pelos índios são profanados por homens que estão à procura de carvão e água em nossa terra, criar mais energia para o homem branco a cidades. Nós não devemos permitir que isto continue. Caso contrário, a Mãe Natureza reagiria de tal forma que quase todos os homens de sofrer o fim que já começou. O Grande Espírito disse que não deveríamos deixar que isso aconteça, mesmo que a previsão foi feita para nossos ancestrais. O Grande Espírito disse para não tomar a terra, para não destruir as coisas vivas.

Hoje, quase todas as profecias se concretizou. As principais estradas como rios com a paisagem, o homem falando através de uma rede de telefone e viaja no céu com suas aeronaves. Duas grandes guerras foram feitas por aqueles que usam a suástica ou aumento dom.

O Grande Espírito disse que se uma cuia de cinzas foi jogado no chão, muitos homens morreram, e que o fim deste modo de vida estava próximo. Nós interpretamos isso como as bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki. Nós não queremos que isso aconteça novamente em qualquer outro país a qualquer outro povo, esta energia deve ser usada para fins pacíficos, e não para a guerra.

Nós, líderes religiosos e representantes legítimos de pessoas independente do Hopi ter sido instruído pelo Grande Espírito para enviar para o presidente dos Estados Unidos e todos os líderes espirituais um convite a nos encontrar para discutir a salvação do humanidade de modo que a paz, unidade e fraternidade prevaleçam sempre existem homens. "

Carta dos índios Hopi ao presidente Nixon em 1970


*** *** ***

Estes textos traduzidos são excertos do livro TCMac Luhan - Pieds nus sur la terre sacré - "Descalços no solo sagrado"
uma antologia de filosofia, assim, da vida e do destino dos índios da América do Norte.

By.Sol*

***


10 Mandamentos dos Indios Nativos Americanos

1.
A Terra é nossa Mãe,
cuidar dela.

2. Honrar todas as suas relações.
3. Abra seu coração e alma
para o Grande Espírito.

4. Toda a vida é sagrada, tratar todas as coisas com respeito.
5. Retirar da Terra que é necessário e nada mais.
6. Faça o que precisa ser feito para o bem de todos.
7. Dai graças ao constante do Grande Espírito para cada novo dia.
8. Fala a verdade, mas apenas o bem nos outros.
9. Siga os ritmos da natureza, origem e se aposentam com o sol.
10. Aproveite a jornada da vida, mas não deixe pistas.


***